Um destino: Jericoacoara - CE


Jericoacoara - CE





Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, fica localizada a aproximadamente 300 Km de Fortaleza, e foi considerada uma das 10 mais belas praias do mundo pelo jornal Washington Post. Em 1984 tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA), conservando praticamente intocada sua beleza natural. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, misturam aspectos do sertão e da costa litorânea nessa antiga aldeia de pescadores. Em 2002, Jericoacoara tornou-se Parque Nacional.


uma vila de areia,

com apenas quatro ruas principais,

muitas pousadas e hotéis, simples ou luxuosos, que atendem hóspedes de todos os tipos... Uma dica: Verifique com o lugar que irá se hospedar, se há serviço de praia ( cadeiras e guarda sol ) pois na praia eles alugam, em janeiro 2013 o preço era 20,00  dia, por um guarda sol e duas cadeiras. Não há barracas na areia, apenas bares próximos, mas não na areia da praia.

alguns hoteis são de frente para praia, mas se não for, o caminho é pequeno, Jeri é bem aconchegante e tranquila. Os lugares são bem próximos, as pessoas circulam a pé... Transporte apenas para visitar outros lugares como As lagoas, Tatajuba, Mangue Seco..etc..

Ao fundo, as dunas, onde as pessoas assistem ao por do sol. ( ver post)

Com a maré baixa, são formadas algumas piscinas naturais, onde as crianças puderam brincar por horas...



O beco do Forró é a entrada para bares, lojas e restaurantes...

a noite de Jeri reserva muitas atrações: rodas de capoeira, que acontece logo após o por do sol,

bares, bistro, restorantes e pubs alegram  noite em Jeri.

 muitas barracas encantam os turistas...



cada incentivo rsrsrrsrcada cartaz !!!.....



um estabelecimento bem pertinho do outro, uns com música ao vivo..samba, mpb, regae, blue...



Jeri ainda encanta pelos passeios.. Um deles é a visita ao mangue seco, onde pudemos ver cavalo marinho.. Preciso descrever a reação das crianças?? ssrrs




O passeio segue de buggy até o mangue seco,

lá embarcamos no rio, onde encontra-se o cavalo marinho além de outras espécies de caranguejos,

O preço é 20 reais adulto e 10 criança, num passeio de 40 minutos aproximadamente.

Os barcos não se afastam muito não... apenas vão ao encontro dos bichinhos....

Principais passeios:


Pôr do sol na duna: ( ver postImperdível. Vale a pena a eventual dificuldade em subir a duna, pois Jeri é um dos poucos lugares do Brasil onde o sol se esconde no mar, proporcionando um espetáculo fantástico.
É o ponto de encontro no cair da tarde. Um show de beleza ímpar, que também tem como cenário a paisagem dos arredores da vila.
Na duna também se pratica o sandboard. O esportista desce o íngreme paredão se equilibrando nas pranchas, em pé ou sentado.

Pedra Furada: ( ver post) Cartão postal da Região Rochosa de Jericoacoara, o monumento que colocou a praia entre as 10 mais belas do mundo é uma grande formação rochosa em forma de arco, esculpida pelas ondas do mar. Entre os dias 15 de julho a 15 de agosto é possível observar um espetáculo à parte: o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra.

Lagoas Azul e do Paraíso: ( ver post)Águas transparentes com várias tonalidades de azul e verde permitem que o banhista observe o fundo.

Nova Tatajuba: É uma pequena vila de pescadores a 33 quilômetros de Jeri. O passeio de buggy é feito através das dunas e manguezais. Uma antiga vila que existia ali acabou sendo soterrada pela areia.

Passeio de barco:Todo o dia às 9h00 um veleiro zarpa passando pela incrível costa de Jericoacoara.
Somente do mar é possível observar o jacaré gigante que é desenhado de maneira surpreendente pelo formato das montanhas. A navegada passa pelos principais pontos turísticos da região.
O ponto de encontro para o passeio é na esquina da rua principal com a praia às 8h da manhã.

http://www.tudodeturismo.com.br



Energia elétrica se restringe a uma rede subterrânea que alimenta toda a vila, não há postes nas ruas, somente a luz das estrelas e da lua. O contato com a natureza é extremamente intenso e faz você esquecer o resto mundo - nada de trânsito, horários ou complicações. Tudo é muito simples e amplo, dando uma sensação de liberdade indescritível.

As crianças levaram lanterna...foi a alegria da noite.....




























Quem conhece Jericoacoara não esquece jamais. A beleza das paisagens impressiona a todo o momento: lagoas de água doce e salgada, praias intocadas, rochas esculpidas pelo vento numa área de 200 Km², onde são proibidas a caça, a pesca predatória ou qualquer tipo de poluição. Vale a pena ficar pelo menos cinco dias, porque a viagem é cansativa, mas os visitantes geralmente esticam a viagem por mais alguns dias. Às vezes porque não tiveram tempo suficiente para conhecer tudo, às vezes porque simplesmente não conseguem deixar para trás tanta beleza...




Jeri apresenta muitos jegues soltos pela praia, eles estão a toda parte.... para quem aprecia os animais, eles não estragam a paisagem do local...

Penso apenas que falta um programa de conscientização para o meio ambiente, sacolas plásticas são vistas num cenário deslumbrante como as praias de praticamente todo nordeste....

Mas, fora isso, Jeri encanta com sua singularidade!!!!!






















  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: